sábado, 12 de novembro de 2011

Onicofagia : O terrível hábito de roer unhas

hoje irei falar desse hábito tão comum, que faz mal para as nossas unhas e a nossa saúde.






                                                    O hábito
O hábito de roer unhas é conhecido cientificamente como Onicofagia, as pessoas costumam roer/morder as unhas (dos pés ou das mãos) em momentos de ansiedade, tédio, stress ou fome.
As crianças começam a roer as unhas por volta dos 4 anos de idade ,mas muita gente com mais idade também tem esse hábito. Algumas pessoas roem as unhas até sangrar, e além das unhas começam a roer a cutícula, a pele em volta da unha, chegando a fazer lesões bem importantes.
Segundo especialistas, roer unhas pode trazer consequências sérias como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas, pois caso ocorra algum grande dano na matriz da unha, ela não pode se recuperar mais, mesmo que a pessoa deixe de roê-la.
Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e da cutícula.


                                               O Tratamento


O tratamento da Onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causa são principalmente a ansiedade,sendo que roer a unha é o método para aliviar essa ansiedade.Mas, se o seu caso não for tão grave, você pode parar de roer as unhas seguindo algumas dicas:

- Pinte as unhas sempre, quando suas unhas estiverem bonitinhas você provavelmente ficará com dó de estragar tudo roendo-as.

- Usar alguns produtos como: solução para unhas roídas, fortalecedores,etc, pode ajudar.



Se nada funcionar é bom fazer um tratamento acompanhado de um psicólogo para parar de roer as unhas.

                                                            imagens

         

 
 
 

Um comentário: